
A praia dos Ingleses fica no bairro de Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis e é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina. É chamada pelos nativos carinhosamente de “Zinga”.
A praia tem 4,83 km de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas no verão, com muitas ondas no canto norte e com poucas ondas no canto sul, muita areia fina, onde inclusive é praticado o surf de areia (sandboard) na parte das dunas, um esporte praticado por pessoas de todas as idades nas dunas existentes no local. São também realizados passeios náuticos.
Ao norte dos Ingleses, após o costão norte, encontra-se a praia Brava, e ao sul, a praia do Santinho, também no distrito de Ingleses do Rio Vermelho.
A História da Praia dos Ingleses
Por conta do naufrágio de uma embarcação inglesa na praia, entre 1683 e 1737 data segundo análise dos objetos encontrados, como uma régua de Gunther com a inscrição “1683”, vasos de cerâmica onde se guardava a água potável e diversos outros instrumentos náuticos.
Pelo estado do leme da embarcação, sugere-se que houve um incêndio a bordo. Algumas ossadas foram desenterradas. Elas pertenciam a homens de 16 a 20 anos – idade comum dos marujos na época. Os sobreviventes se estabeleceram na região da Praia dos Ingleses, onde praticavam a agricultura para garantir a sobrevivência.
A embarcação está enterrada na areia em profundidades que variam entre um e oito metros, com mais dois metros de água por cima – a, aproximadamente, cinquenta metros da praia. Descobriu-se este naufrágio em 1989, quando um mergulhador encontrou uma jarra de cerâmica, que logo se tornou a primeira pista para historiadores e arqueólogos.
Surgiram na região alguns engenhos de açúcar e farinha. Também se criava gado e galinhas. Era uma região tipicamente açoriana, com intensa atividade pesqueira.
A Praia dos Ingleses carrega até hoje o título de recordista em lance de tainha, pois chegou a recolher mais de 80 mil tainhas em um só lance.
Até 1958, a comunidade que lá se estabeleceu integrava o Distrito de São João Batista do Rio Vermelho. Depois disso, passou a ser um distrito próprio.
O bairro cresceu e tornou-se um grande centro turístico, com grande infraestrutura. É também a região de praia mais residencial, onde se encontra o maior número de moradores, que ultrapassam os 20 mil. Hoje, muitos até falam que Ingleses é uma cidade e não um bairro pois possui toda a infra estrutura de uma cidade.
Mar:
Morno nos meses de verão, nos outros meses a água é fria, mar com muitas ondas no canto Norte, poucas ondas no canto Sul
Distância: Centro e Rodoviária: 32,9 km | Aeroporto: 41,7 km
Areia:
Fina e clara
Público:
Turistas estrangeiros e famílias
Dicas:
Você ainda pode conhecer a praia do santinho fazendo uma caminhada de pouco mais de 20 minutos pelas dunas. Leve água.
Em alta temporada há Banana boat, aluguel de caiaques, stand-up para quem gosta de diversão.
Em tempos de vento forte, se for visitar as dunas leve óculos escuros.
Admire a vista inesquecível de cima das dunas da Praia dos Ingleses… o pôr-do-sol é inesquecível e vale muitas fotos.
Modalidades: Surf, pesca e sandboard
Onde comer: Muitas opções de restaurantes e quiosques.
Onde ficar: Muitos hotéis, pousadas e casas para alugar.
Praias conhecidas próximas: Praia Brava, Praia do Santinho.
Fonte: Wikipédia, GuiaFloripa
Canto Sul da Praia
Canto Sul visto do mar
Praia dos Ingleses
Praia Brava Vizinha dos Ingleses
Ilha do Francês em Canasvieiras
Tempestade se aproximando

