Conheça Florianópolis

Conheça Florianópolis

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, região Sul do país. A cidade é composta pela ilha principal, a parte continental e muitas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de 469 690 habitantes, de acordo com estimativas do  IBGE. É o segundo município mais populoso do estado (o primeiro é Joinville) e o 47º do Brasil. A região metropolitana tem uma população estimada de 1 096 476 habitantes, a 21ª maior do país. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.

 

A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. A cidade tem 42 praias e 19 ilhas e é um centro de atividade de navegação. A revista Veja classificou a cidade como “o melhor lugar para se viver no Brasil”. Florianópolis está crescendo como uma segunda casa para muitos paulistas, argentinos, estadunidenses e europeus.

 

A maior parte da população vive no continente e em partes do centro e norte da ilha principal. A metade sul é menos habitada. Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial.

 

O Norte da Ilha é um lugar mágico suas praias são as que têm maior infraestrutura, com muitos hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, entre muitos serviços turísticos.

 

Ingleses, Canasvieiras e são as mais populosas e movimentadas. Muito procuradas pelos turistas do Mercosul e por famílias em busca de águas quentes e tranquilas; nelas você encontra de tudo. São verdadeiras ‘cidades independentes’.

 

É nesta região também que ficam Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional e Daniela, outras duas praias muito frequentadas por famílias que têm filhos pequenos, justamente por o mar ser mais calmo, águas mais quentes pois estão na baia norte. Assim como Cacupé.

 

Jurerê Internacional esbanja o seu glamour. Enquanto as comunidades de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui são bairros tradicionais de colonização açoriana, que mantém aquele ar bucólico.

 

Temos também a Praia do Forte, um recanto de pescadores e um ótimo lugar para passar o dia com tranquilidade e desfrutar de boa comida.

 

A praia de Cachoeira do Bom Jesus por não ter um marco divisório entre as praias de Ponta das Canas e Canasvieiras tem uma orla gigantesca.

 

A Praia da Lagoinha também é um refúgio para quem gosta de tranquilidade. Bem abrigada do vento sul e como seu próprio nome sugere é uma lagoa.

 

A Praia Brava com as ondas do mar aberto mostra sua natureza selvagem. Um recanto para os surfistas.

 

Você não pode deixar de conhecer também a Praia do Santinho, Ideal também para o surf a que também guarda parte do acervo arqueológico da Ilha de Santa Catarina.

 

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além do Instituto Federal de Santa Catarina.

Não deixe de conhecer as mais de 19 Ilhas em Florianópolis:
Ilha do Francês
Ilha Mata Fome

Florianópolis é inesquecível por
tudo isso e por muito mais.

voce_sabia

O Nome Florianópolis refere-se a Floriano Peixoto, presidente do Brasil na República Velha. Originalmente, a cidade tinha o nome de Desterro, em referência a Nossa Senhora do Desterro. A mudança de nome seguiu-se ao fim da Revolução Federalista, em 1894, e ainda é considerada controvertida por parte dos habitantes e muitas vezes até odiado pelos habitantes da Ilha.
Muitos “Floripenses” foram fuzilados na Ilha de Anhatomirim por mando deste presidente.